Skip to content

Absolutamente NÃO!

October 10, 2018

Por Michael Haehnel

Todos nós já ouvimos isso de alguma forma – há absolutos que nunca mudarão. Para alguns, ser mórmon é igual a acreditar em absolutos. O relativismo é uma palavra vulgar no léxico mórmon predominante.

Eu me identifico como queer estranho e mórmon. Eu não poderia encontrar um equilíbrio entre essas duas identidades e ser um absolutista. Eu não acho que estou sozinho nisso. Eu acho que muitos membros da comunidade SUD LGBTQIAP + / Aliados acham que precisam deixar o absolutismo para se mover em ambos os mundos. No entanto, não vejo isso como um sacrifício ou compromisso.

Eu não acredito que o absolutismo – tão profundamente enraizado na cultura mórmon – tenha raízes escriturísticas. Apenas o oposto parece ser o caso.

Quando encontrei minha própria estranheza, também encontrei ensinamentos de líderes da Igreja de que Deus não criaria alguém com desejos e sentimentos homossexuais ou transgêneros. Eu acreditava que a Igreja era verdadeira e que seus líderes eram inspirados por Deus. Eu também acreditava que a minha diferença não era uma escolha da minha parte. Em tenra idade, entrei na zona mole de ter duas verdades pessoais que não eram compatíveis entre si. Adeus absolutismo. Ao estudar as escrituras nos últimos quarenta e cinco anos, elas não contestaram minha abordagem relativista da verdade. De modo nenhum. Eles corroboraram isso, na verdade.

Eu gostaria de citar três exemplos das escrituras que apoiam claramente uma abordagem relativista da verdade: a visita de Elias à viúva de Serapta, a carta do capitão Morôni a Paorã e a punição eterna de Deus.

Eu ordenei uma mulher viúva lá para te sustentar

Quando Deus trouxe fome sobre a terra de Israel, Elias dependia inicialmente de corvos gentis e de um riacho para sobreviver. Quando a seca finalmente esgotou esses recursos, Deus disse a Elias: “Levanta-te, visita a Sarepta, que pertence a Sidôni, e habita ali; eis que ordenei a uma viúva que te sustente” (1 Reis 17: 9) .

Quando Elias encontra a mulher viúva, ela não o reconhece, não diz nada sobre ouvir de Deus sobre o assunto e levanta algumas razões realistas para que ela não possa ajudá-lo. Ela não se comporta como alguém a quem Deus ordenou para ser uma fonte de sustento. De um ponto de vista absolutista, Deus ou a viúva está mentindo.

Como relativista, no entanto, não duvido da veracidade de nenhum dos contadores desta história. O que me diz é que uma verdade espiritual nem sempre corresponde a uma verdade temporal. Em termos temporais, um mandamento é uma declaração clara de direção. Em termos espirituais, um mandamento pode ser o agregado de experiências pré-mortais e mortais que resultam em uma certa predisposição. Isso funciona para mim.

A partir das evidências das escrituras, parece que o relativismo também funciona para Elias. Não o ouvimos dizer: “Espere, Deus: achei que você falou com essa mulher” ou “Senhora, você não recebeu o memorando?”

Vós sabeis transgredir

Um frustrado capitão Morôni escreve ao juiz-chefe Paorã para reclamar da falta de tropas e suprimentos para apoiar o esforço de guerra. Em certa ocasião, ele diz em sua diatribe: “Vós sabeis que transgredis as leis de Deus e sabeis que espezinhais debaixo de vossos pés. Eis que o Senhor me disse: Se aqueles a quem designastes vossos governadores não se arrependerem de seus pecados e iniquidades, subirão para batalhar contra eles ”(Alma 60:33).

Morôni não mede as palavras: ele diz: “Eis que o Senhor me disse”. Para colocá-lo no jargão moderno, ele está testificando que está falando em nome de Deus. Mas ele entendeu errado. Paorã não é o cara mau. Ele não é um transgressor ou atropelador das leis de Deus. A resposta de Paorã deixa isso perfeitamente claro: “Eu, Paorã, não procuro poder, salvo para reter minha cadeira de juiz, a fim de preservar os direitos e a liberdade do meu povo” (Alma 61: 9).

Um absolutista poderia argumentar que, em certo sentido, Paorã transgrediu as leis de Deus (por não ser um líder assertivo o suficiente, por exemplo), mas isso é um exagero. Como relativista, vejo algo bem diferente: um exemplo de absolutismo que deu errado.

Parece que Morôni interpreta o alerta de que alguém está transgredindo e atropelando as leis de Deus para significar que Paorã é culpado. A sugestão está certa, mas a extrapolação de Moroni da sugestão está errada. Isso me diz que só porque uma pessoa pode sentir o Espírito não significa que eles sempre interpretarão corretamente o que o Espírito está dizendo. Essa é uma precaução importante para mim quando busco revelação de Deus. Esse também é um filtro importante quando ouço outros que afirmam ter a orientação do Espírito. Posso acreditar que eles realmente sentiram o Espírito e, ao mesmo tempo, questionam as conclusões a que chegaram.

Endless não é igual a “sem fim”

Em uma impressionante revelação que transforma a noção de cristianismo fogo-e-enxofre em sua cabeça, Deus diz a Joseph Smith: “No entanto, não está escrito que não haverá fim para este tormento, mas está escrito tormento sem fim” ( Doutrina e Convênios 19: 6). Isso abre a porta para uma revelação posterior que deixa claro que o tormento do inferno não dura para sempre (Doutrina e Convênios 76: 106). A seção 19 continua dizendo que o castigo infinito é uma abreviação do castigo de Deus: “Pois o Infinito é o meu nome” (v. 10).

No curso dessa explicação, Deus diz uma coisa curiosa: “Está escrito a condenação eterna; portanto, é mais expresso do que outras escrituras, isto é, pode atuar sobre o coração dos filhos dos homens, para a glória do meu nome ”(v. 7).

Isso parece um truque. Parece um pai dizendo para uma criança: “Se você não vem comigo agora, eu vou deixar você para trás”, quando, claro, o pai significa não fazer isso. Se Deus não pretende condenar os pecadores para sempre, então por que permitir palavras que sugiram uma infinidade de tormentos?

Não tenho certeza do que um absolutista faz com essa escritura. Mesmo para mim, como relativista, é inquietante: Deus está admitindo propositalmente usar uma linguagem forte de maneira enganosa, a fim de motivar o bom comportamento. Isso soa incompleto.

No entanto, me deparei com outra passagem da escritura que coloca isso em um contexto com o qual eu possa viver.

Nós, na comunidade LGBT, ouvimos freqüentemente o seguinte como uma escritura vacilante, nos dizendo que qualquer desvio da heteronormatividade é catastrófico: “Não sabeis, meu filho, que estas coisas são… mais abomináveis que todos os pecados, a não ser o derramamento de sangue inocente? ou negar o Espírito Santo? ”(Alma 39: 5). Uma leitura cuidadosa revela que “essas coisas” a que Alma se refere são atividades que “levam o coração de muitas pessoas à destruição” (v. 12), e não o pecado sexual. No entanto, é fácil entender por que muitas pessoas interpretariam essa passagem das escrituras como uma condenação severa da imoralidade sexual. Hmm, por que Deus permitiria tal confusão no que Joseph chamou de “o mais correto que qualquer livro”?

Pela mesma razão que Jesus ensinou em parábolas: obtemos deles o que trazemos para eles. Se estamos predispostos a responder ao rigor e severidade, podemos encontrá-los em “pecado sexual sendo o segundo apenas para assassinar” e no “inferno sendo interminável”. Se estamos mais inclinados a responder à misericórdia e razoabilidade, podemos encontrá-los em A principal preocupação de Deus é o impacto que temos na fé uns dos outros; encontramos a misericórdia e a razoabilidade de Deus em algum grau de salvação final para todos. Deus não nos engana para tentar nos motivar. Ele nos permite acreditar no que estamos prontos para acreditar e trabalha conosco a partir daí.

Falando de parábolas, elas também servem como evidência de que Deus favorece o relativismo sobre o absolutismo: “Por que falas com parábolas? Ele respondeu e disse-lhes… para quem o tem, a ele será dado ”(Mateus 13: 10-12).

Tempo da Conferência Geral

Quando chegamos à época da Conferência Geral, podemos ouvir alguns falarem em termos de absolutos. Parece que Deus permite que as pessoas acreditem dessa maneira, se assim o desejarem. É lamentável que os absolutistas não tratem os relativistas com deferência. Mas como relativista, não retribuo o favor e rejeito os absolutistas. Em vez disso, sinto um pouco de pesar por eles, porque acho que eles sentem falta da riqueza que as verdades dissonantes lado-a-lado trazem à minha experiência do evangelho.

De qualquer forma, absolutistas em si mesmos não me incomodam; eles podem ter seu absolutismo pelo que vale a pena. Eu vou ficar com a minha interessante e variada coleção de verdade.

É claro que os absolutistas não existem “por si mesmos”. Quando chegamos à época da Conferência Geral, nós, relativistas, precisamos ouvir atentamente as mensagens cortantes que podem cortar os corações dos mais frágeis entre nós e vocal em dizer: “Eu não penso assim.”

Recentemente, um homem gay começou a conversar e a frequentar a igreja. Ele sabe que eu também sou gay. Eu disse a ele: “Eu vou com você para a aula do princípios do Evangelho. Estou me sentindo protetor com você. ”E então eu sento na sala de aula, e quando os absolutistas se agitam com suas espadas da verdade, eu seguro um escudo de fé em um Deus mais gentil e gentil e digo:“ Vamos ver isso um pouco diferente ”.

Leave a Comment





Scroll To Top