Skip to content

Viver Nosso Testemunho

Collage de Afirmación 2018

September 12, 2017

Discurso dado por John Gustav-Wrathall  na  Conferência Internacional de Afirmação na República Dominicana e Caribe.

 

O testemunho pode se expressar de várias maneiras

Eu compartilhei meu testemunho apenas uma vez na minha ala. Estou excomungado, de acordo com as regras da Igreja, geralmente não posso dar o meu testemunho no púlpito. Mas, há alguns anos atrás, enquanto eu me preparava para ir à igreja em um domingo de jejum e testemunho, senti um impulso muito forte do Espírito para compartilhar meu testemunho na reunião. Era uma mensagem tão clara e forte que eu sabia que veio do Senhor. Eu disse ao Senhor: “Senhor, não posso. Não tenho permissão para prestar o meu testemunho “. O Senhor respondeu: “Peça ao seu bispo permissão”. E eu disse: “Senhor, meu bispo não é o tipo de pessoa que faz exceções às regras. Ele nunca dirá sim. ” E o Senhor disse: “Pergunte a ele. Se ele disser que não, então você terá feito tudo o que eu pedi para você fazer “. Então eu fui para a igreja cinco minutos antes, e eu simplesmente perguntei ao meu bispo: “Posso dar o meu testemunho hoje?” Meu bispo olhou diretamente nos meus olhos e disse: “Você tem o dom da fé. Você pode compartilhar seu testemunho ». Mais tarde, quando meu bispo me lembrou que isso seria apenas uma vez, eu respondi: “Eu sei. Eu não teria perguntado se o Espírito não me tivesse conduzido “. Ele respondeu: “Eu não teria deixado você dar seu testemunho se o Espírito não me tivesse conduzido”.

Essa é a única vez que dei meu testemunho no púlpito da minha ala. De tempos em tempos, senti um forte desejo de compartilhar o meu testemunho durante a reunião de jejum e de testemunho, mas desde então nunca me senti empolgado pelo Espírito para dar o meu testemunho da maneira que fiz.

Em nosso último encontro de jejum e testemunho Algumas semanas atrás, havia muita gratidão em meu coração por algumas coisas que o Senhor me ensinou recentemente e tive um profundo desejo de dar o meu testemunho. Como em outras ocasiões, rezei e perguntei ao Senhor se isso seria possível novamente para que eu pudesse dar o meu testemunho. E a resposta do Senhor foi: “Não, não hoje. Mas não se preocupe, o tempo virá. Assim que senti esse impulso, senti-me em paz e agradeci o Senhor.

Naquele domingo, um Setenta presidente de área estava presente e presidia em nossa sala. Ele é um membro de nossa ala e ele me conhece e meu marido. Após a reunião de jejum e testemunho, ele veio até mim e me perguntou se poderíamos conversar. Nos sentamos juntos na última fila da capela, onde eu sento. Ele disse: “Hoje eu estava te observando. E eu poderia sentir seu testemunho. Foi tão forte. Foi notável. ” Fiquei um pouco surpreso. Eu respondi: “É estranho que você mencione, porque hoje eu realmente queria dar o meu testemunho. Mas, como você sabe, não tenho permissão para fazê-lo. ” Havia uma expressão de tristeza em seus olhos, e ele respondeu: “Você deu testemunho sem palavras. ENCONTREI-ME. Você não tem ideia de como você faz um impacto sobre as pessoas “. Lágrimas vieram aos meus olhos e ele me abraçou e depois fomos para a Escola Dominical.

“Deixe as crianças vir” (“Dejad venir a los niños”) por Liz Lemon Swindle

 

Aqueles que são “sem lei”

Recentemente eu estava estudando Moroni, capítulo 8, no livro de Mórmon. Superficialmente, este capítulo parece ser principalmente sobre o assunto do batismo infantil. É uma carta de apresentação de  mórmon para seu filho Moroni que condena fortemente o batismo infantil, no qual Mórmon diz: “Aquele que supõe que os pequenos filhos têm necessidade de batismo, está no rancor da amargura e nas cadeias de iniquidade, porque ele não tem fé, nem esperança, nem caridade; portanto, se ele for derrubado enquanto ele tem tal pensamento, ele terá que ir ao inferno “(versículo 14). É uma frase muito forte.

Se estudarmos o capítulo mais profundamente, entendemos por que Mórmon teve sentimentos tão fortes sobre esse assunto. É porque a questão do batismo infantil toca uma questão muito maior, e essa é a natureza e o caráter do próprio Deus. Em um universo onde Deus exigiria o batismo como condição para a salvação, somente um Deus muito caprichoso e injusto condenaria uma criança ao inferno por não ser batizado. Mórmon argumenta que a ideia de batismo infantil é errada por duas razões. Primeiro, porque o batismo é necessário para a remissão dos pecados, e as crianças estão insuficientemente desenvolvidas emocionalmente e espiritualmente para serem responsabilizadas pelo pecado. E segundo, porque a Expiação de Jesus Cristo abrange todos aqueles que não podem cumprir o requisito de batismo porque nunca tiveram oportunidade nesta vida. Ambos os princípios iluminam o caráter de Deus.

Mórmon insiste que Deus não tem favoritos. Deus não prefere uma pessoa   mais do que a outra por causa de incidentes de nascimento. “Todos são iguais e compartilham a salvação”, diz Mórmon no versículo 17. “Deus não é um deus parcial”, ele diz no versículo 18. Falando sobre aqueles que não foram batizados porque não receberam uma oportunidade adequada , Mórmon diz: “Todos vivem nele por causa da sua misericórdia” (versículo 19). Deus não é apenas um Deus justo e imparcial, mas um deus misericordioso. Ele é gentil com a gente e entende nossas circunstâncias únicas. Aqueles que não podem ser batizados por razões além de seu controle são descritos por Mórmon aqui como “sem lei”. “Todos os que estão sem lei [vivem em Cristo]. Pois o poder da redenção tem efeito sobre todos aqueles que não têm lei; portanto, aquele que não foi condenado, isto é, quem não está sob nenhuma condenação, não pode se arrepender; e para este propósito, o batismo é inútil “(versículo 22).

Então, este é um princípio particularmente importante, penso eu, para os santos LGBT de hoje. Deus nos trata de acordo com Sua justiça, Sua misericórdia e nossas circunstâncias únicas. Deus não vê como o homem vê. Deus não olha para circunstâncias externas, mas Deus vê nosso coração. Ele vê nossas intenções e nossos desejos, e não as limitações que nos cercam.

Esperança

Ha uma promessa muito poderosa Neste capítulo que eu aprendi aplica-se tanto a nós quanto a qualquer outra pessoa – independentemente das nossas circunstâncias externas. Mórmon diz:

“Por causa da mansidão e da humildade do coração vem a visitação do Espírito Santo, que é o Consolador cheio de esperança e amor perfeito, amor que perdura através da diligência na oração, até o fim, quando todos os santos eles habitarão com Deus “. (Verso 26)

Quando fazemos uma escolha consciente de ser “mansos e humildes de coração”, isto é, quando  estamos abertos para ouvir, quando reconhecemos nossa necessidade de orientação de cima, então o Senhor envia seu Espírito Santo para estar conosco, com esperança e amor perfeito “. Quando temos o Espírito em nossas vidas, não podemos estar sem esperança. Não podemos desesperar. Quando temos o Espírito em nossas vidas, não podemos odiar. Não podemos nos apegar à raiva. Nós perdemos, porque reconhecemos nossa própria necessidade de perdão. Como Deus, como Jesus Cristo, vemos e aguentamos o melhor das pessoas. Estamos ansiosos para sentir o Espírito Santo também, para que possamos nos alegrar com a unidade que nos traz. E olhamos e oramos por um futuro quando “todos os santos” habitarão com Deus.

Se queremos sentir essa paz, tudo o que precisamos fazer é pedir a Deus. Ser manso e humilde no coração é simplesmente abrir-se a Deus, para nos apresentar a Ele para ser guiado e ensinado e para servi-lo.

Quando fazemos isso, outros percebem . Outros podem sentir isso, assim como  o  Setenta  presidente de área sentiu isso em mim e testemunhou que eu sentia isso. Não é que eu sou tão perfeito. É que a adversidade que enfrentamos como Mórmons LGBT nos refina e nos torna mais como Cristo. Ontem à noite, no painel de diversidade em Afirmação, entendemos histórias, todas muito complexas e difíceis. Mas em todos os que compartilhavam sua história, vi uma luz linda, corajosa e resplandecente brilhando. Vejo essa luz em cada um de vocês hoje.

Nossa Bênção como LGBT

Se você está ciente ou não, se alguém diz ou não, quando a luz do Espírito brilha em você, outros a vêem! Outros observam e estão cientes. E esse é o nosso testemunho vivo! Esse é o testemunho que vivemos. Não são as palavras que falamos de um púlpito, mas os tipos de vidas que vivemos: vidas que podem ser preenchidas com amor, gentileza, perdão, justiça, mansidão e paciência. Nós, pessoas LGBT, somos abençoados porque temos tanto para perdoar. Nós experimentamos dano pelas palavras e ações homofóbicas e transfóbicas dos outros? Podemos optar por não deixar que essas palavras e ações nos definam. E quando escolhemos devolver o perdão e o amor pela dor e o mal-entendido, nossa luz brilha particularmente brilhante! Outros não só vê-lo, eles percebem isso e eles sentem, mas eles não podem deixar de ser transformados por isso. Cada um de vocês pode causar um impacto inestimável sobre as pessoas ao seu redor. E todos nós seremos transformados até aquele dia perfeito quando todos nós canalizarmos amor redentor na presença de Deus, quando pudermos vê-Lo porque somos como Ele.

Que esta capacidade está em cada um de nós, seja nós homossexuais, lésbicas, bi, trans ou heterossexuais, seja nós membros batizados da Igreja ou não, é meu testemunho em nome de Jesus Cristo. Amém.

Leave a Comment





Scroll To Top